top of page

Na vida Real Hannibal Lecter também era um cara assustador.

  • Tradutor: Odnanref
  • 18 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura



Thomas Harris é um escritor estadunidense conhecido por uma série de romances de suspense, que apresentou um dos mais desprezíveis médicos fictícios. Seu segundo romance, dragão vermelho, publicado em 1981, apresentou seu mais famoso personagem, o assassino canibal Dr. Hannibal Lecter. Continuação do livro, o silêncio dos inocentes, foi publicada em 1988, e através da história foi feito um filme estrelado por Anthony Hopkins como o terrível Dr. Lecter, catapultando o personagem malvado assassino no estrelato.


A inspiração por trás de Hannibal Lecter.


Talvez ainda mais assustador do que o personagem Hannibal Lecter, foi o fato de que o escritor baseou seu caráter assustador em uma pessoa real. Ninguém sabia que o Dr. Hannibal Lecter foi baseado em um médico da vida real. Isto é, não até 2013, quando a 25ª edição de aniversário do silêncio dos inocentes foi lançada. Harris atualizando a introdução do livro, finalmente revelando que Hannibal Lecter foi baseado em um médico real do México, um cirurgião de nome Alfredo Ballí Treviño, que foi condenado por retalhar seu amante.



Harris conheceu Dr. Treviño na década de 1960, no Topo Chico penitenciária em Nuevo León, México, enquanto trabalhava em uma história para Argosy, uma revista de ficção americana (publicada entre 1882 - 1978). Harris, que tinha 23 anos na época, estava entrevistando outro prisioneiro para sua história, um homem chamado Dykes Simmons Askew, que foi submetido à ala mental dentro da prisão. Simmons tinha sido condenado à morte por triplo homicídio. Enquanto na prisão, Simmons subornou um guarda, oferecendo-lhe dinheiro a fim de escapar, mas o guarda levou o dinheiro dele, traiu-o, e impediu com um tiro durante sua tentativa de fuga. Colega de cela, Dr. Treviño, realizou a cirurgia de Simmons, parando o sangramento e tratando o ferimento. Quando Harris soube da história, ele estava intrigado com o médico condenado e teve permissão para entrevistar Treviño. Harris descobriu que Treviño era um cirurgião que tinha sido condenado por assassinato e condenado à morte.

Detalhes do motivo do assassinato não são claros, existem várias historias diferentes sobre como Dr. Treviño matou o seu namorado, Jesús Castillo Rangel. Rangel e Treviño conheciam-se desde o colegial e Rangel trabalhava para o médico. Um cliente do Dr. relata que os amantes brigaram depois que Rangel disse a Treviño que ele ia deixá-lo. Outra teoria era que Rangel se recusou a devolver dinheiro emprestado a ele por Treviño, que inflamou uma briga na qual Rangel cortou Treviño com uma chave de fenda.

O que é certo é que Rangel morreu nas mãos de Treviño, e o assassinato foi Categorizado como um crime passional. De acordo com o relatório policial sobre o caso, Treviño usou algum tipo de anestésico para sedar Rangel. Então Treviño injetou uma droga adicional no corpo inconsciente de Rangel e arrastou o corpo até uma banheira, onde ele cortou a garganta de Rangel com um bisturi, drenando o sangue do corpo. Treviño então metodicamente fatiou o corpo da sua vítima, e cortou em pedaços pequenos para enfiar a carne cortada e os ossos em uma caixa.

Treviño levou a caixa para a fazenda de um parente e um lavrador ajudou a enterrá-la, Treviño disse que continha resíduos médicos. Mas no dia seguinte, um outro trabalhador viu o túmulo suspeito e chamou as autoridades. Dois policiais mexicanos fingiram ser pacientes e prenderam o médico em seu escritório. Treviño foi acusado de oferecer suborno para os oficiais de polícia, um pagamento que incluía uma farmácia que pertenceu ao seu pai, bem como prometendo a cada oficial um carro novo. Treviño foi preso, julgado e condenado à morte pelo assassinato.

Harris descreveu mais tarde Treviño como um homem que tinha "uma certa elegância sobre ele," mesmo que o médico tenha ensinado ao escritor sobre a natureza da tortura durante a conversa. Após a entrevista, um guarda da prisão disse para Harris: "Hombre! Ele nunca vai deixar este lugar. Ele é louco."

No entanto, a previsão do guarda não foi verdadeira. Depois de cumprir 20 anos na prisão, foi comutada a sentença do médico, e ele foi solto em 2000. Surpreendente, uma vez que ele era um homem livre, Treviño continuou sua prática médica, prestando cuidados médicos aos pobres até que ele morreu em 2009. Um pouco do bem surgiu dentro de um homem mau.


O que restou dessa historia foi a inspiração deixada para criação de um personagem serial killer canibal encantador através de um médico da realidade.


Referências:


1.Bacchi U. Real Hannibal Lecter was murderous gay Mexican Doctor Alfredo Ballí Treviño. International Business Times website. July 31, 2013. http://www.ibtimes.co.uk/hannibal-lecter-gay-mexican-doctor-alfredo-ball-495908.

2.Kurp J. Dr. Murder: Thomas Harris revealed the real-life inspiration for Hannibal Lecter. UPROXX website. July 27, 2013. http://uproxx.com/webculture/2013/07/thomas-harris-revealed-the-real-life-inspiration-for-hannibal-lecter/.

3.Moore N. The terrifying Hannibal Lecter was based on a real criminal. KnowledgeNuts website. April 20, 2014. http://knowledgenuts.com/2014/04/20/the-terrifying-hannibal-lecter-was-based-on-a-real-criminal/.

4.The REAL Hannibal Lecter: author Thomas Harris reveals for first time how killer doctor in Mexican prison inspired him to create most famous cannibal in history. Daily Mail website. Updated July 27, 2013. http://www.dailymail.co.uk/news/article-2379949/Killer-doctor-inspired-cinematic-history-Author-reveals-chilling-story-Hannibal-Lecter--actually-SAVED-someones-life.html.

5.Valdez MG. Dr. Alfredo Balli Trevino knew he was the real ‘Hannibal’ and other unknown details of his life. Latin Times website. August 5, 2013. http://www.latintimes.com/dr-alfredo-balli-trevino-knew-he-was-real-hannibal-and-other-unknown-details-his-life-130010.

6.Valdez MG. Thomas Harris, ‘Silence of the Lambs’ author, reveals Hannibal Lecter was inspired by real life Mexican doctor. Latin Times website. July 29, 2013. http://www.latintimes.com/thomas-harris-silence-lambs-author-reveals-hannibal-lecter-was-inspired-real-life-mexican-doctor.

7.Valdez MG. The true story of Hannibal Lecter: how the real life Hannibal murdered his last victim and tried to bribe arresting officer. Latin Times website. August 5, 2013. http://www.latintimes.com/true-story-hannibal-lecter-how-real-life-hannibal-murdered-his-last-victim-and-tried-bribe-arresting.

8.Webb S. Revealed: the Mexican doctor who chopped up his gay lover and was the inspiration for fictional cannibal Hannibal Lecter. Daily Mail website. July 31, 2013. http://www.dailymail.co.uk/news/article-2382118/The-real-life-Hannibal-Lecter-revealed-Thomas-Harris-inspired-Mexican-doctor.html.

9.The Real-Life Hannibal Lecter Was a Scary Dude, Too, medicalbag website, October 14, 2014. http://www.medicalbag.com/despicable-doctors/the-real-life-hannibal-lecter-was-a-scary-dude-too/article/472809/

コメント


  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
ME SIGA!
TAGS
POST EM EVIDÊNCIA
INSTAGRAM
ARQUIVOS
bottom of page